quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mais de 500 novos policiais e bombeiros se preparam para atuar no Acre


 Aulas práticas fazem parte da programação do curso (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Aulas práticas fazem parte da programação do curso (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O sistema público de segurança do Acre se prepara para fortalecer e intensificar ainda mais os serviços de segurança e proteção destinados à população. Até o começo de 2014, cerca de 500 novos policiais e bombeiros irão atuar nas ruas de todo o Acre, principalmente do interior do estado, equilibrando o número de homens disponibilizados nas cinco regionais acreanas de segurança.

O Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça Francisco Mangabeira (Cieps) é quem realiza o curso de formação para soldados do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Ao todo são 241 novos bombeiros e 225 novos policiais, que começaram o curso preparatório em junho deste ano e devem se formar até dezembro, com data final para serem efetivados até o começo de fevereiro de 2014, mas muitos alunos já atuam para garantir a segurança e integridade da população.

O capitão James Carvalho, coordenador do curso para soldado do Corpo de Bombeiros, explica que essa nova turma de alunos veio do concurso público realizado em 2012. São três módulos de ensino, mas, segundo o capitão, “ao terminar o primeiro módulo os alunos já começam a fazer parte das ações efetivas através de plantões nos finais de semana”. Por causa do período de queimadas, até o curso de Incêndios Florestais foi adiado e colocado no primeiro módulo, para que os alunos pudessem fazer parte das práticas de combate às queimadas que se intensificam tanto no período de agosto e setembro.

Hoje o Corpo de Bombeiros tem 321 militares em todo o Acre. Dos 241 novos soldados a fazer parte da corporação, 130 serão enviados para o interior do estado, os demais ficarão em Rio Branco.

Polícia Militar e Civil

Atualmente mais de 800 pessoas participam de qualificação do Cieps (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Atualmente mais de 800 pessoas participam de qualificação do Cieps (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Já a Polícia Militar está com a formação de 225 novos soldados que devem atuar principalmente para equilibrar as delegacias dos municípios do interior. Apenas 60 ficarão na capital acreana, os demais serão remanejados. Segundo o coordenador do curso para soldados da PM, capitão Edvan Rogério, a carga horária para o curso de PM é apenas um pouco maior que o de bombeiro. Ambos os cursos devem terminar em datas próximas.

O curso de formação de soldado da PM tem cinco módulos, sendo quatro presenciais e um de estágio supervisionado. Os alunos já começam a ir para as ruas a partir do fim do primeiro módulo, em plantões no fim de semana. “Temos um curso em que o aluno fica bastante em sala de aula, aprendendo a lidar com o cidadão e questões administrativas, o que um policial pode e não pode fazer”, ressalta o capitão Edvan.

A Polícia Civil também teve um concurso público recente e 250 novos agentes devem fazer parte da corporação. O curso de formação irá  começar ano que vem.

Cieps
 Militares recebem orientações antes de fazer parte da corporação e atuar nas ruas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Militares recebem orientações antes de fazer parte da corporação e atuar nas ruas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O Centro Integrado de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública e Justiça Francisco Mangabeira é o espaço que integra toda a formação dos servidores do sistema de segurança pública do Acre. Hoje o centro tem 811 alunos em capacitações. A diretora do Cieps, Gisele Gadelha, explica que, “não temos apenas a formação de soldados, mas de funcionários do quadro, oficiais da PM e dos bombeiros. São cursos de capacitação e rotineiros para todos”.

Em funcionamento desde 2007, o Cieps já trabalhou com a formação de quase 1.500 novos soldados. A estrutura do Centro é composta de salas de aula, auditório, academias e diversos espaços para treinamento específicos durante o treino de formação.

Informação Agencia de Notícia do Acre

Nenhum comentário:

Postar um comentário